ROSACEAE

Margyricarpus pinnatus (Lam.) Kuntze

Como citar:

Eduardo Pinheiro Fernandez; Tainan Messina. 2012. Margyricarpus pinnatus (ROSACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

670.816,755 Km2

AOO:

60,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

​A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo também na Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru. No Brasil, foi registrada nos estados da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e no estado do Mato Grosso do Sul (Bianchini, 2012)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Margyricarpus pinnatus</i> (Lam.) Kuntze não é endêmica do Brasil, sendo registrada aqui nos estados da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e no estado do Mato Grosso do Sul. Ocorrendo amplamente distribuída em restingas e campos pedregosos associados aos Domínios Fitogeográficos Mata Atlântica, Cerrado e Pampa, <i>M. pinnatus</i> parece ser resistente a eventos de ameaça como incêndios e pode também ocorrer em áreas degradadas, sendo descrita como ruderal em algumas localidades. Assim, não parece estar em risco de extinção eminente, sendo, portanto, considerada de Menor Preocupação (LC).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Cerrado, Pampa (Campos Sulinos)
Fitofisionomia: Encontradas em restingas e em campos pedegrosos. Presença de xilopódio em campo submetido a queimadas periódicas.
Detalhes: Pequenos arbustos espinhosos, de 15 a 30 cm de altura. Caule lenhoso e rígido. Folhas alternas, compostas de 5 a 15 folíolos lineares, com bordas inteiras e brilhantes, estípulas soldadas na base envoltos ao caule. Flores rosadas, solitárias, muito pequenas, axilares, sésseis, monoclamídea, estames vermelhos. O fruto é uma drupa espessa, carnosa, pequena, globosa, branca e doce. (VALENCIA & PEÑALOZA. 2010).Reptante.